Criar uma Loja Virtual Grátis
Logística e marketing
Logística e marketing

 

Logística e marketing desempenho eficaz para o sucesso de uma empresa.  

O conceito de marketing é a parte do princípio de que atingir as metas organizacionais depende da determinação das necessidades e desejos de mercados alvo e proporcionar a satisfação desejada com maior eficiência e eficácia do que os concorrentes. Em outras palavras, quem manda é o cliente!

Como parte do esforço de marketing, a logística desempenha um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística em proporcionar serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado. Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing, para atingir resultados sinérgicos, o total é maior que a soma das partes.

A chave da verdadeira integração é o “conceito de custo total”, que examina as compensações de custos que ocorrem entre e dentro das atividades de marketing e logística. O componente final do conceito de administração de marketing/logística – o lucro da empresa – reconhece a necessidade de se atingir um nível aceitável de lucros a longo prazo. Sob a perspectiva financeira, o meio ótimo de se atingir essa lucratividade pode ser minimizar os custos totais da logística, proporcionando o nível de atendimento ao cliente especificado pela estratégia de marketing e pelas expectativas dos clientes.

Logística e a função do marketing

A importância de uma orientação a marketing no sucesso do empreendimento é fartamente documentada. A forma como a diretoria da empresa aloca recursos escassos aos diversos componentes do mix de marketing – produto, preço, promoção e lugar estratégico, determinam a fatia de mercado e a rentabilidade. A diretoria pode melhorar a posição competitiva da empresa gastando mais no mix de marketing, alocando recursos com maior eficiência e eficácia aos componentes individuais do mix de mercado ou realizando mudanças em um dos componentes que aumentará sua eficiência ou eficácia. O objetivo é alocar recursos aos componentes produto, preço, promoção e lugar de maneira que leve ao maior nível de lucros a longo prazo.